Vacinação Animal

Vacinação Cães

Para aumentar a eficiência da resposta imunológica, os cães só devem ser vacinados se estiverem em boas condições de saúde, isso é verificado pelo veterinário através de um exame minucioso ao cão.

Os cães são normalmente vacinados contra a raiva ( vacinação obrigatória por lei), esgana, hepatite contagiosa, parvovirose, parainfluenza, leptospirose, tosse do canil e babesiose; as vacinas que protegem destas doenças são dadas em doses ás 6-8, 12 e 16 semanas de idade, com excepção da vacina da raiva que é administrada entre os 3 e os 6 meses de idade.

Depois de administrar-se as vacinas, os cães podem ter reações ligeiras e curtas que se traduzem por febre ligeira, dores musculares e sonolência . Raramente ocorrem reações mais fortes cujos efeitos secundários se traduzem por um inchaço no rosto, erupções cutâneas e vómitos , caso isto aconteça deve dirigir-se imediatamente com o cão ao veterinário mais perto de si.

Vacinação Gatos

A vacinação nos gatos inicia-se a partir das 9 semanas de idade.

O esquema vacinal que recomendamos inicia-se pela Vacina Trivalente (protege contra a Rinotraqueíte, Calicivirus e Panleucopénia) e, conforme a rotina do seu gato, adicionamos a Vacina da Leucemia. Antes de iniciar a vacinação com a Vacina da Leucemia aconselhamos efectuar o teste diagnóstico rápido para detecção de Leucemia e Imunodeficiência Felina.

A Vacina da Raiva não é obrigatória nos gatos, em Portugal, mas é necessária para todos os animais que vão viajar para o estrangeiro, tal como o passaporte europeu.